ÉTICA E MORAL

Ética Antiga

Ética Medieval

Ética Moderna

Ética Contemporânea

Ética é a área da filosofia que estuda o comportamento humano. O seu objeto de estudo é a filosofia moral, que trata das ações e hábitos de uma determinada sociedade ou tempo.

A ética vem do grego éthos, e a moral vem do latim moris, ambas significando costumes, mas a ética também leva o significado de caráter. Além da diferente origem dessas palavras, pensadores apresentam outras diferenças acerca do significado da ética e da moral. É o que veremos a seguir.

A ética é mais abrangente, sendo definido por valores e comportamentos universais, como, por exemplo, não matar inocentes, pois, apesar de sabermos que isso acontece todos os dias, isso não legítima tal ação, sendo então antiético sempre e em qualquer lugar. Ou então, podemos falar que os direitos humanos são um conjunto de éticas que servem para todos os seres humanos, independentemente de quem seja. Já a moral vai depender de cada sociedade ou cultura, ou seja, tem um sentido mais particular, por exemplo, no Brasil, cachorros são animais de estimação, já na China, são fonte de alimento, como no Festival de Carne de Cachorro de Yulin.

Outra distinção entre esses conceitos é quanto a sua temporalidade, pois a ética seria atemporal, ou seja, não está situada no tempo, como, por exemplo, a escravidão, que nunca foi algo digno para uma pessoa, pois retira dela a sua liberdade. Mesmo assim, no caso da temporalidade da moral, nós sabemos que muitas sociedades escravizaram pessoas no decorrer da história, muitas das vezes de modo legalizado por aquela cultura, e que, ainda hoje, mais de 40 milhões de pessoas ainda encontram-se em situação de escravidão.

Outra característica marcante na diferença entre ética e moral é que, enquanto a ética vem do nosso interior, daquilo que chamamos na filosofia de consciência moral, a partir de nossas reflexões internas sobre como deve ser o nosso comportamento, a moral trata dos valores determinados através do nosso exterior, a saber, aquilo que é determinado pela religião, pela cultura, pela sociedade, pelo Estado, por nossa família, por aqueles que nos criaram, entres outras instituições na qual há interação humana (escola, por exemplo).

Temos, portanto, as seguintes diferenças entre ética e moral: enquanto a ética é universal, a moral é particular, a ética é atemporal, a moral é temporal, por fim, a ética é algo que vem do nosso interior, já a moral é realizada através do exterior.

Como podemos perceber ao longo do vídeo, os conceitos, ideias e questionamentos que a ética trabalha seriam: o que é a liberdade? O que é a justiça? O que são os valores? Ou, quem determina esses valores? O que é a vontade? Entre outros conceitos que trabalhamos aqui no site Sublime Filosofia.

Autor: João Paulo Rodrigues

Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/diferenca-entre-etica-moral.htm

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/etica-e-moral-qual-e-a-diferenca.htm

https://www.significados.com.br/etica-e-moral/

Deixe uma resposta