FILOSOFIA POLÍTICA

Política Antiga

Política Medieval

Política Moderna

Política Contemporânea

Filosofia Política é outra grande área da filosofia, mas, antes de falarmos dessa importante área, devemos entender um pouco mais sobre o que é Política.

A palavra política tem sua origem no grego politikosque significa “relativo ou pertencente aos cidadãos”. Pode-se dizer que Política sempre foi um assunto que interessa a todos os seres humanos, por isso, sempre foi polêmico. Antigamente, somente uma parte da sociedade tinha acesso direto aos assuntos políticos, porém, hoje, com a internet, as redes sociais e o mundo globalizado, se inteirar dos assuntos políticos se tornou algo mais abrangente e presente no cotidiano da maioria das pessoas.

Tal facilidade de acesso aos conteúdos políticos podem trazer consequências boas e ruins, pois, se de um lado, a sociedade consegue se inteirar e participar mais dos assuntos políticos, de outro lado, acabou-se criando pseudos especialistas políticos nas redes sociais, que muitas vezes se usam de fake News para espalhar suas ideologias, ingenuamente ou não, se utilizando de falsas informações para apoiar radicalmente o seu pensamento político e/ou difamar quem possui um pensamento político diferente do dele.

Portanto, atualmente, falar de política com o outro é como pisar em ovos, pois, se é difícil tentar dialogar com aqueles que não se abrem a pensamentos políticos diferentes do seu, não é nada fácil também convencer as pessoas que dizem que não gostam da política, ou que preferem não se envolver ou não participar de assuntos políticos, mesmo que, consciente ou inconscientemente, todos nós participamos de tais assuntos políticos, já que, quando estudamos, trabalhamos e nos socializamos, nós estamos, direta ou indiretamente, realizando política com o meio à nossa volta.

Por tudo isso, a Democracia torna-se o regime político mais importante para o século XXI. Mas, o que é democracia? Sua origem se deu na Grécia Antiga, na qual sua etimologia provém dos conceitos Demo, que significa povo em grego, e Kratos, que significa poder ou governo em grego. Portanto, democracia seria “poder do povo” ou “governo do povo”. Na democracia, a participação política é um direito de todos, desse modo, é muito importante estar aberto ao diálogo com os outros, para tentar entender melhor os diversos pensamentos que compõem as complexas sociedades existentes hoje, garantindo os direitos de cada um, sem excluir ninguém, e conscientizando toda a sociedade sobre quais são os seus deveres políticos.

Quem dissertou muito bem sobre o significado da política foi o filósofo grego Aristóteles, que nasceu na cidade de Estagira, no ano de 384 a.C. e faleceu no ano de 322 a.C.. Além disso, foi discípulo de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Aristóteles tratou a política como se fosse algo natural ao ser humano, ao relatar, em seu livro intitulado “Política”, que “o homem é, naturalmente, um animal político”, tendo em vista que o ser humano é um ser carente e imperfeito, por isso ele busca na comunidade a sua completude. Tanto é, que a política é essencialmente unida à ética, pois, segundo Aristóteles, a formação ética dos cidadãos, isto é, a prática das virtudes, deve ser o fim último do Estado. Porém, enquanto a ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social.

Tanto é que Aristóteles diz que quem vive fora da comunidade ou é um animal degenerado (uma besta) ou um semi-deus (um sobre-humano). Mas, para ser cidadão, não basta apenas viver em sociedade. O indivíduo deve, segundo Aristóteles, participar ativamente da elaboração e execução das leis, ao ter o direito de deliberar e votar as leis que conservam e salvam o Estado. Mesmo sabendo que, na época de Aristóteles, estavam excluídos da vida política: as mulheres, os estrangeiros, os escravos e os que tivessem menos de 21 anos, hoje nós sabemos que todos os indivíduos têm o seu direito à participação política garantida por lei, como um dos direitos humanos.

No campo da filosofia política estudam-se vários problemas, entre eles estão: O que é o poder? Quais são formas de governo? Quais são os atributos de um bom governante? O que é um governo ideal? O que é uma lei justa? Viver em sociedade é algo natural ou artificial? Essas e outras perguntas sobre filosofia política são abordadas aqui no site Sublime Filosofia.

Autor: João Paulo Rodrigues

Referências:

CABRAL, João Francisco Pereira. “O conceito de animal político em Aristóteles”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-conceito-animal-politico-aristoteles.htm

PORFíRIO, Francisco. “Aristóteles”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/aristoteles.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/politica.html

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

Deixe uma resposta