INTRODUÇÃO À FILOSOFIA POLÍTICA

A Filosofia Política é uma grande área da filosofia, mas, antes de falarmos dessa importante área, devemos entender um pouco mais sobre o que é Política. A palavra política tem sua origem no grego politikos, que significa “pertencente aos cidadãos”. Pode-se dizer que Política sempre foi um assunto que interessa a todos os seres humanos. Antigamente, somente uma parte da sociedade tinha acesso direto aos assuntos políticos, porém, hoje, se inteirar dos assuntos políticos se tornou algo mais abrangente e presente no cotidiano da maioria das pessoas, por causa da internet.

Porém, se é difícil tentar dialogar com aqueles que não se abrem a pensamentos políticos diferentes do seu, não é nada fácil também convencer as pessoas que dizem que não gostam da política, ou que preferem não se envolver ou não participar de assuntos políticos, mesmo sabendo ou não que todos nós participamos das questões, pois, quando estudamos, trabalhamos e socializamos, estamos realizando política com o meio à nossa volta.

Desse modo, podemos dizer que a democracia é o regime político mais importante para o século XXI. E o que seria a democracia? Sua origem vem na Grécia Antiga, na qual o seu significado vem dos conceitos “Demo”, que significa povo em grego, e “Kratos”, que significa poder ou governo em grego. Portanto, democracia seria “poder do povo” ou “governo do povo”. Na democracia, a participação política é um direito de todos, desse modo, é muito importante estar aberto ao diálogo com os outros, para tentar entender melhor os diversos pensamentos existentes nas complexas sociedades atuais, garantindo os direitos de todos e conscientizando toda a sociedade sobre quais são os seus deveres políticos.

No campo da filosofia política refletimos acerca dos seguintes temas: o que é o poder? Afinal, o que legitima o poder daqueles que comandam as atividades políticas? Quais são as formas de governo? Pois devemos analisar quais são as melhores e as piores formas de governo. Quais são os atributos de um bom governante? Qual é a importância das leis? O que é uma lei justa? Viver em sociedade é algo natural ou artificial?

Autor: João Paulo Rodrigues

Referências:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia. 6ª Edição. São Paulo; Editora Moderna, 2016.

GARCIA, José Roberto; VELOSO, Valdecir da Conceição. Eureka: construindo cidadãos reflexivos. Florianópolis: Sophos, 2007.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/politica.html

https://www.infoescola.com/politica/democracia/

Deixe uma resposta